https://picasion.com/

Últimas Notícias

Professores do IFPB participam de Feira de Agricultura Familiar em Dubai


Evento discute modelos de gestão e novas tecnologias para produção de produtos orgânicos.

Três professores do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) estão participando da Asia Middle East Natural and Organic Products Expo (Exposição de Produtos Naturais e Orgânicos do Meio Leste Asiático), desde o último sábado (17), na cidade de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O evento internacional discute modelos de gestão e novas tecnologias para a produção de produtos naturais e orgânicos. Os paraibanos estão representando o Brasil através do Projeto de Agricultura Familiar, promovido pelo Polo de Inovação do IFPB em parceria com a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) do Governo Federal.

Os paraibanos retornam ao Brasil nesta terça-feira (20) e trazem na bagagem a experiência do contato com produtores de todo o mundo e a esperança de que a agricultura familiar brasileira fique na vitrine de exportações internacionais.

“Esperamos que a partir dessa feira, desse contato, possamos promover a abertura internacional para o agricultor brasileiro. Trabalhar a dinâmica da exportação e inserção dos alimentos brasileiros nesse mercado asiático. 

Também trazemos conhecimento de como funciona o mercado de alimentos na Ásia, como a agricultura participa do processo e como tudo é revertido para empresas de comércio nas diversas áreas”, revelou o professor doutor Thyago Silveira, que coordena uma das metas do projeto de Agricultura Familiar promovido pelo IFPB.

Equipe

Além de Thyago Silveira, os professores doutores Alexandre D’Andrea e Frederico Campos também participam dos quatro dias de evento na cidade de Dubai. Membros da Secretaria Nacional de Agricultura Familiar também acompanharam a equipe. O convite surgiu da própria Secretaria Nacional, a fim de internacionalizar a agricultura familiar brasileira, que é justamente uma das metas do projeto.

2019

Os professores ainda participam de uma reunião com os organizadores do evento para garantir o Brasil na próxima edição do evento, a ser realizada no ano de 2019. “Estamos participando da feira até o dia 20. Além da programação oficial conseguimos uma reunião com os organizadores para possível participação em 2019. Além de uma visita a um instituto de pesquisa, aqui em Dubai, e na quarta-feira (21) retornamos ao Brasil”, comentou Thyago.

O projeto

O projeto de abrangência nacional está sendo organizado pelo IFPB e tem como principal objetivo impulsionar a comercialização dos produtos originados da agricultura familiar, bem como dar sustentabilidade às famílias que desempenham essa atividade. Tudo isso, através da promoção de feiras, soluções tecnológicas e da atividade conjunta de uma equipe de profissionais multidisciplinar.


*Luís Eduardo - jornalista do Projeto de Agricultura Familiar

Nenhum comentário