https://picasion.com/

Últimas Notícias

Deputado Chió denuncia situação de insegurança na zona rural.

Foto: Ascom/Divulgação

O deputado estadual Chió (REDE) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (30) para cobrar ao Governo do Estado e a Secretaria de Segurança Pública, uma estratégia efetiva, para solucionar a insegurança em diversas comunidades rurais da Paraíba.

O parlamentar antecipou receber relatos de agricultores de cidades como Barra de Santa Rosa, Arara, Areia, Esperança, Remígio e Algodão de Jandaíra, que estão migrando para cidades, por terem enfrentado situações de violência, não se sentindo mais seguros para criar rebanhos ou produzir no campo.  

“São agricultores que estão saindo de suas casas, fugindo dos crimes patrimoniais e da violência. São famílias que antes tinham suas criações, que plantavam milho, feijão, batata e hoje, sofrem com sua renda diminuída, porque precisam pagar aluguel, sem poder produzir”, denunciou Chió.

O parlamentar fez referencia ao intenso êxodo rural, que tem transformado realidades de comunidades agrícolas inteiras. “Mais que uma solicitação ao Governo do Estado, quase um pedido de socorro por políticas públicas eficientes para coibir a violência na zona rural. São comunidades que estão ficando desertas, que já não tem mais produção. Precisamos construir uma estratégia que alie a repressão aos crimes no campo, com o seu desenvolvimento, oferecendo cursos de capacitação, por exemplo. Peço, em nome daqueles que estão sem voz, que não têm a quem recorrer. Pessoas que não fazem sequer, um boletim de ocorrência”, enfatizou Chió.

O deputado antecipou que manteve contato com o secretário de Segurança Pública, Jean Nunes, que se comprometeu em ouvir a população, construir e aplicar táticas que enfrentem a insegurança no campo. “Não quero só fazer a denúncia, não estou aqui para simplesmente trazer o problema. Estive hoje com o secretário de Segurança Pública do Estado, Jean Nunes, e antecipei minha disponibilidade em contribuir, em formatar um projeto piloto para que a Paraíba saia na frente e consiga resolver os problemas de segurança rural que tanto amedronta as pessoas mais simples”, acrescentou Chió.

Ainda na tribuna o parlamentar ponderou a necessidade do investimento em segurança acontecer, na mesma proporção dos investimentos em desenvolvimento. “Não adianta propor melhorias no PROCASE, na produção de mel, na caprinocultura, se os agricultores estão assustados com a violência e os roubos no campo. Uma coisa é certa, quem nasceu e se criou no campo não quer morar na cidade, quer ter dignidade, poder produzir seu sustento e ter, acima de tudo, tranquilidade para lá continuar vivendo”, concluiu o parlamentar.



Fonte: Ascom Deputado Estadual Chió (REDE)

Nenhum comentário