https://picasion.com/

Últimas Notícias

PET-SAÚDE/Interprofissionalidade do CES recebe visita de assessor técnico do Ministério da Saúde e OPAS.



Nesta quarta e quinta-feira, 20 e 21 de novembro, o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-SAÚDE/Interprofissionalidade), do Centro de Educação e Saúde (CES) da UFCG, campus Cuité, está recebendo a visita do assessor técnico do Ministério da Saúde (MS) e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), professor Dr. Eudes Euler Lucena (UFRN-Caicó), visando o reconhecimento dos serviços de saúde e integrantes do projeto.

No primeiro dia, o assessor participou de atividades no campus junto aos representantes das instituições de ensino, dos coordenadores de curso e de unidades acadêmicas do Centro, professores tutores, preceptores, secretárias de Saúde de Cuité e Nova Floresta, trabalhadores, gestores da Atenção Básica, Coordenação do programa, Direção e Vice-Direção do CES. Ainda estão sendo realizadas, durante a visita, reuniões com cada segmento (alunos, profissionais de saúde-preceptores, e professores-tutores).

O PET-SAÚDE/Interprofissionalidade acontece com o financiamento do Ministério da Saúde e OPAS. São mais de 100 projetos ocorrendo em diferentes locais do país. Na região do Curimataú Paraibano, o projeto atua em parceria do Campus Cuité da Universidade Federal de Campina Grande com a Secretaria Municipal de Saúde de Cuité, a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Floresta e 4º Gerência de Saúde do Estado da Paraíba.

“É a primeira vez que o projeto PET-Saúde ocorre na região e a visita do assessor configura-se como um momento de integração e avaliação das atividades desenvolvidas nas cidades de Cuité e de Nova Floresta”, destaca a coordenadora Gracielle Malheiro.

Atualmente, o PET-SAÚDE/Interprofissionalidade - Cuité e Nova Floresta - ocorre em, aproximadamente, seis serviços de saúde, a exemplo, das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e possui ações realizadas de assistência, educação e promoção da saúde, práticas integrativas e complementares, educação popular em saúde, saúde mental, dialogando de forma intersetorial e realizando trabalho de fortalecimento do Sistema Único de Saúde.

O projeto conta com 27 estudantes de graduação dos cursos de Ciências Biológicas, Nutrição, Enfermagem e Farmácia, 16 profissionais da Atenção Básica e de Média Complexidade das cidades. E, ainda, 10 professores dos cursos de graduação do CES/UFCG.



Ascom CES/UFCG

Nenhum comentário