https://picasion.com/

Últimas Notícias

CES/UFCG registra herbário do Curimataú Paraibano no Index Herbariorum.

Assessoria

Botânicos do mundo inteiro, agora, têm acesso a informações sobre a flora regional.

O herbário do Centro de Educação e Saúde (CES) da UFCG reúne, em sua coleção, um acervo de 2.157 espécimes de plantas nativas da caatinga do Curimataú Paraibano. A partir de 16 de agosto de 2021, a coleção passou a fazer parte do patrimônio mundial de plantas com o registro oficial no Index Herbariorum (IH) - rede mundial de computadores. Este diretório reúne informações sobre as coleções dos principais herbários do mundo, gerenciado pela Associação Internacional para a Taxonomia Vegetal e Jardim Botânico de Nova York, nos Estados Unidos.

Até o presente, espécimes tipo e plantas com registro de nova ocorrência para a Paraíba eram depositados no JPB (UFPB) e UFRN. Agora, com este registro, será possível repatriar e manter esses espécimes no HCES.

O professor Carlos Alberto Garcia Santos - curador do HCES - destaca que o registro do herbário representa uma visibilidade do CES/UFCG numa ampla escala mundial e também mostra um avanço científico do Campus de Cuité, na área da Botânica.

"Este registro torna nosso herbário acessível à comunidade científica mundial e, portanto, nosso Centro passa a ser um local de referência para a flora regional. Podemos receber autoridades em pesquisa botânica do Brasil e do mundo, abrindo também portas para parcerias e investimentos futuros", afirmou.

Confira o registro através do link: http://sweetgum.nybg.org/science/ih/herbarium-details/?irn=259389

 

(Ascom CES/UFCG, com Pâmela Alves - estagiária)

Nenhum comentário