https://picasion.com/

Últimas Notícias

Secretaria Municipal de Agricultura, Turismo e Meio Ambiente de Picuí em novo espaço.

Escavação de cacimba em busca de água - Foto: Assessoria

Desde o início do mês de setembro que a Secretaria de Agricultura, Turismo e Meio Ambiente de Picuí funciona em novo espaço, na rua Ferreira de Macedo, número 67. 

Segundo o Secretário Robinson Santos, "o antigo prédio que abrigava a secretaria não oferecia mais condições dignas para o trabalho da equipe, muito menos para o acolhimento dos agricultores e demais usuários dos diversos serviços prestados pela pasta".      

O novo espaço conta com recepção, copa, banheiros, salas separadas para cada um dos serviços e espaço mais adequado para o trabalho do secretário.      

Em parceria com a EMPAER, os serviços de emissão de DAP (Declaração de Aptidão ao PRONAF) são prestados, diariamente, garantindo que as famílias agricultoras mantenham em dia esse documento que é a verdadeira habilitação para comprovar a atividade agrícola e obter financiamento. Outro serviço importante que a parta oferece é assistência em toda a documentação de regularidade fundiária dos proprietários rurais, sendo eles, Declaração de ITR, INCRA, Garantia Safra e extrato previdenciário. 

Em outro espaço uma equipe toma conta do atendimento aos serviços de CARRO PIPA, o qual garante, mensalmente, pelo menos 200 pipas para as famílias rurais em todo o município, além do abastecimento urbano em órgãos públicos e alguns chafarizes nos bairros não atendidos pela CAGEPA.  O referido atendimento também coordena a OPERAÇÃO PIPA comandada pelo exército brasileiro, em aproximadamente 270 pontos comunitários espalhado sem toda a área rural e distritos.

Ainda dentro dos serviços de assistência em abastecimento d’água, a secretaria dispõe de duas equipes que realizam manutenção em diversos poços tubulares comunitários que utilizam cata-vento ou bomba elétrica. Cinco sistemas dessalinizadores são mantidos, com manutenção periódica e pagamentos de operadores. 

Em campo é onde os serviços acontecem com mais intensidade. Atualmente são duas máquinas moto niveladoras em duas frentes simultâneas de recuperação de estradas vicinais e acesso a todas as propriedades e moradias rurais.  As demais máquinas retro escavadeira e pá carregadeira seguem um cronograma ininterrupto de construção e recuperação de ‘barraginhas’ de demais obras familiares que são importantes para melhoria da produção e qualidade de vida no campo. Três grandes ações ambientais são conduzidas pela pasta. São elas: o CENTRO MUNICIPAL DE COMPOSTAGEM, O E-LIXO: CONSCIENTIZAÇÃO, COLETA E DESCARTE ADEQUADO DO LIXO ETRÔNICO DE PICUI, e o VEIVEIRO DE MUDAS MUNICIPAL.    

A Secretaria funciona no horário de sete às treze horas, de segunda a sexta-feira.

 

ClickPicuí com colaboração de Ranieri Ferreira

Nenhum comentário