https://picasion.com/

Últimas Notícias

Picuí viverá sua tradicional festa do padroeiro São Sebastiao de 14 a 24 de janeiro de 2022.

Igreja Matriz de São Sebastião - Foto: Redes Sociais

O município de Picuí localizado na região do Seridó Paraibano, se prepara para vivenciar as festividades de seu padroeiro São Sebastião.  No primeiro mês de cada ano, a comunidade católica se mobiliza em torno do evento religioso, que reúne milhares de devotos do santo padroeiro. São filhos naturais residentes no município, ausentes e visitantes, que aproveitam a oportunidade para reverem os amigos e recordarem momentos inesquecíveis, que marcaram época na vida de cada um.

Em 2022, as atividades religiosas e sociais acontecerão no período de 14 a 24 de janeiro, com alvoradas, procissão da bandeira, giros, leilão e procissão de encerramento com a participação da centenária Filarmônica Coronal Antônio Xavier. Neste período serão desenvolvidas várias atividades religiosas e culturais, contribuindo para o aquecimento da economia local em diversas atividades comerciais.

Como evento religioso, a festa de São Sebastião é envolta de fé, cultura e devoção. As festividades religiosas acontecerão a noite na matriz, encaixando-se na programação alguns eventos diurnos, como missa dos idosos e café da manhã, atividades esportivas, culturais e passeio ciclístico. As noites, na praça João Pessoa, o pavilhão funcionará com diversas atividades culturais e apresentações de vários artistas da terra, além da tradicional quermesse com a disponibilidade de várias comidas tradicionais.

Para acomodar satisfatoriamente o público que frequentarão as quermesses no pavilhão da festa, uma super estrutura deverá ser montada com tendas, grades de proteção e sonorização de acordo com as necessidades do evento, etc, etc.

O número de atrações musicais que abrilhantarão as quermesses varia entre uma e três apresentações por noite. Outra atividade que reúne grande número de pessoas é o tradicional leilão da festa que acontece no mercado público municipal, onde populares arrematam produtos diversos doados a igreja.   

O administrador paroquial Padre Lúcio Flávio Falcão, já se articula junto ao município com o intuito de proporcionar as condições necessárias na acomodação dos participantes, nos locais de atividades da festa.  

Mesmo tendo um quadro de dizimistas e ofertantes atuantes, se faz necessário a geração de renda extra junto à comunidade, para que a administração paroquial possa cumprir com suas obrigações com seus servidores e manutenção da igreja.

 

Francisco Araújo para o ClickPicuí     

Nenhum comentário