https://picasion.com/

Últimas Notícias

Secretaria de Juventude percorre estado para elaboração de Plano que irá incentivar protagonismo dos jovens na Paraíba.

Rafaela Camaraense com o governador da Paraíba João Azevedo - Foto: Assessoria

Uma pesquisa feita pelo Observatório da Juventude na Ibero-América mostrou que o jovem brasileiro está descrente e sem ânimo para discussões políticas. Para incentivar a participação dessas pessoas nos espaços de decisão, o Governo do Estado está elaborando o Plano Estadual de Juventude e o Plano de Enfrentamento às Violências contra as Juventudes. Um evento, realizado nesta quinta-feira (16), em João Pessoa, marcou a realização desses planejamentos e reuniu lideranças juvenis de várias partes do estado no 1º Encontro Estadual de Gestores e Lideranças de Juventude da Paraíba.

“Estamos percorrendo todo o estado para ouvir os anseios dessa população. Não adianta impor, as políticas precisam ser participativas. Sou do interior e sei das dificuldades que os jovens do Sertão e de outras regiões enfrentam”, assegurou a secretária estadual de Juventude, Rafaela Camaraense.

O encontro gestores municipais de políticas públicas para a juventude, jovens lideranças e movimentos de juventude organizados para discutir ações que possam trazer mais protagonismo ao segmento e assegurar sua participação nas diversas áreas da sociedade. O governador do Estado, João Azevêdo, esteve no local e assinou o termo de Cooperação do Plano Estadual de Juventude e do Plano de Enfretamento das Violências contra as Juventudes.

Os Planos devem ser finalizadas em fevereiro do próximo ano. Enquanto isso, a Secretaria continua percorrendo o estado ouvindo pessoas da faixa-etária para construir o projeto que contempla os desafios, as fragilidades e as expectativas dessa parcela da sociedade, que hoje corresponde a mais de um milhão de pessoas na Paraíba.

Desemprego e violência – A secretária detalhou que o deslocamento que vem sendo feito pelo estado identificou que um dos maiores problemas do jovem paraibano atualmente é a empregabilidade e vida financeira, devido a falta de oportunidades no interior do estado, o que faz com que muitos se desloquem para a capital e região metropolitana. “Temos feito inúmeras parcerias para qualificar o jovem e também destacando as potencialidades das microrregiões para que a juventude não precise sair de seu lar, sua terra”, elenca.

Além das políticas públicas de fomento ao empreendedorismo, estímulo à participação do jovem na política, ocupação de espaços e desenvolvimento no mercado de trabalho, haverá ainda o Plano de Enfrentamento às Violências. Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública mostram que em 2020, em 54,3% das mortes violentas intencionais registradas no Brasil, as vítimas eram jovens.

“Esse plano contra a violência é algo delicado que estamos criando para ser o mais assertivo possível. Nosso foco é fazer com que esses índices diminuam e o jovem pare de morrer de forma violenta”, pontuou.

Participação – O governador do Estado, João Azevêdo, reforçou a importância da atuação do Governo para a implantação de projetos que modifiquem a realidade dos jovens. “A forma mais importante de criar uma sociedade consciente e participativa é a partir da juventude, incentivando sua participação em todos os processos. O governo do Estado, através da Secretaria de Juventude, tem realizado uma série de ações que fortalecem esse segmento que é muito importante. O futuro depende dessa participação”, afirmou.

O evento também foi para assinar o termo de adesão do estado ao projeto Coliga, que oferta cursos livres de economia criativa para jovens. Na cerimônia, foi assinada ainda a minuta do Decreto de lançamento do ‘Prêmio de Juventude Neto Borges’ e de criação do ‘Dia de Enfrentamentos das Violências contra as Juventudes’.

 

Assessoria

Nenhum comentário