https://picasion.com/

Últimas Notícias

ATENÇÃO: SES altera fluxo de atendimentos pediátricos para melhorar assistência nos casos de covid-19.

O aumento no volume de atendimentos para síndromes gripais, sobretudo em pacientes pediátricos, levou a Secretaria de Estado da Saúde (SES) a alterar o fluxo de atendimentos na atenção básica e unidades de referência, para melhorar a assistência da população de 0 a 17 anos, fato que vem ocorrendo em todo o país desde o início da pandemia da covid-19.

A orientação da SES é que as crianças com sintomas da covid-19 como febre, fadiga, coriza e tosse deverão buscar, em primeiro lugar, a Unidade Básica de Saúde (UBS), onde será avaliada a necessidade de ser encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Caso apresente sintomas como falta de ar e fadiga, a criança poderá precisar de uma assistência especializada e deverá ser encaminhada para os hospitais pediátricos de referência para o agravo.

A atenção especializada para a população pediátrica (de 0 a 17 anos de idade), que necessita de internação por sintomas gripais está concentrada em três hospitais: Hospital Municipal Valentina Figueiredo, em João Pessoa, que passou a realizar atendimento exclusivo para os casos de Covid-19; Hospital da Criança, em Campina Grande; e Hospital Noaldo Leite, em Patos.

De acordo com o secretário executivo de Saúde do estado, Daniel Beltrammi, o avanço da vacinação no estado tem diminuído os casos mais agravados da doença e restringindo boa parte da população a quadros mais leves do novo coronavírus, que podem de tratados com isolamento e medicação para os sintomas. O indicado é hidratação, repouso, antitérmicos e analgésicos devidamente orientados por um médico licenciado.

"Há uma alta de casos em virtude da transmissibilidade elevada das novas variantes e as crianças são parte da população acometida, mas isso não quer dizer que todos os casos devem ser tratados em uma unidade de saúde. Os pais precisam ficar atentos a sintomas e sinais prolongados, como por exemplo, febre que não cede com antitérmico e falta de ar", ressalta.

O secretário executivo salienta que os outros agravos não são esquecidos e que para o atendimento não-covid a referência é o Complexo Pediátrico Arlinda Marques, em Jaguaribe. Com atendimento de crianças e adolescentes, o Arlinda Marques disponibiliza vários serviços de urgência cirúrgica e clínica; internação em UTI pediátrica; ecocardiograma; serviços de ultrassonografia de urgência e exames laboratoriais.

 

Assessoria

Nenhum comentário