Governo Federal prepara planejamento sobre oferta de vagas na educação infantil.
O questionamento deve ser
respondido até o dia 30 de abril por gestores municipais. Segundo a primeira
parte do Censo Escolar 2021, o número de matrículas na educação infantil
registrou queda de 7,3% entre 2019 e 2021.
Gestores municipais têm até o dia
30 de abril de 2022 para participarem do levantamento que busca trazer dados
sobre a demanda e oferta de vagas na educação infantil. O questionário estará
disponível na plataforma PAR4, na página do município. Para acessar, basta
abrir o ícone vermelho no canto inferior direito e clicar no ícone
“Questionário de Demanda EI”.
Segundo o Ministério da Educação
(MEC), alguns dos objetivos da iniciativa são compreender o planejamento do
município em relação à oferta de vagas (por exemplo, se elas são de jornada
parcial ou integral) e compreender como estão estruturadas as etapas do
processo de organização da demanda da educação infantil.
Ainda de acordo com o MEC, um dos
primeiros passos para planejar a rede é realizar um levantamento da oferta de
vagas já existente nas unidades, ou seja, conhecê-la de forma regionalizada e
detalhada. Com o número de vagas disponíveis em mãos e a demanda estimada, a
Secretaria terá os principais insumos para planejar e organizar o atendimento.
PAR 4
Conhecido como PAR 4, o quarto
ciclo do Plano De Ações Articuladas é uma ferramenta que permite que estados e
municípios façam diagnósticos de planejamento de polícia educacionais. O grande
objetivo da iniciativa é melhorar a qualidade da educação básica pública.
Eliane de Carvalho Silva,
coordenadora de Programas Especiais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da
Educação (FNDE) destaca a importância da participação dos municípios.
“O PAR é uma importante
estratégia do Plano Nacional de Educação para o desenvolvimento de ações.
Contribui para ampliação da oferta, permanência e melhoria das condições
escolares e, consequentemente, para o aprimoramento do Índice de
Desenvolvimento da Educação Básica, bem como para a redução da evasão escolar”
Para auxiliar os gestores, a FNDE
disponibilizou um manual orientativo online e se coloca à disposição para
o esclarecimento de dúvidas pelos canais oficiais.
Educação Infantil:
Importância
A Daniela Gonçalves tem um filho
de 3 anos e 5 meses anos, que começou a ir para a creche ano passado. Segundo
ela, o menino tem diagnóstico de autismo e isso faz com que ela se sinta
preocupada em deixar a criança, mas sabe da importância para o crescimento
dele. "Eu confio, eu preciso que ele esteja na creche e ele tem que se
preparar quando for para a escola. Só que eu, pra falar a verdade, fico um
pouco preocupada."
Daniela é uma das muitas mães que
devem deixar os filhos em creches, mas dados do Censo Escolar de 2021 mostram
que o número de matrículas nesses locais caiu 9% entre 2019 e 2021. Em todo o
Brasil, foram registradas 69,9 mil creches em funcionamento no Brasil.
Já na educação infantil, a queda
foi de 7,3% nos mesmos anos analisados. Ao todo, neste período, 653,499
crianças de até 5 anos saíram da escola. Foram registradas, em instituições
particulares e públicas, 6.403.866 matrículas.
Segundo a coordenadora
educacional de uma escola particular do Distrito Federal, Thaís Carvalho, a
educação infantil tem um papel fundamental na formação dos alunos, já que é
base de todo desenvolvimento para ter o sucesso da sua vida acadêmica. “Na
educação infantil, a criança vai formar a sua personalidade. Ela vai ter as
bases de valores sociais e éticos e o seu desenvolvimento socioemocional
fortalecido para construir essas relações e, nessas relações fortalecidas, ela
consiga se desenvolver academicamente e cognitivamente”, completa.
Fonte: Brasil 61 -
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