https://picasion.com/

Últimas Notícias

Picuí recebeu o programa Mais Pecuária Brasil.

Secretário Municipal de Agricultura Ranieri Ferreira

Na tarde desta quarta-feira (13), aconteceu o lançamento do Programa ‘Mais Pecuária Brasil’, nos municípios de Picuí, Barra de Santa Rosa, Amapá, Prata e Indaial. O programa que é uma parceria da CONAFER e ALTA GENETICS, visa promover o melhoramento genético em rebanhos leiteiros e de cortes da agricultura familiar, com adoção de protocolo, que inclui, por exemplo, o fornecimento de sêmens pela Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (CONAFER). O evento aconteceu de forma virtual e contou com a participação de representantes dos municípios beneficiados.

O Município de Picuí esteve representado por Ranieri Ferreira, Secretário Municipal de Agricultura, Turismo e Meio Ambiente, e na sua fala, parabenizou as instituições parceiras, e disse que “indicadores colocam Picuí com total aptidão e vocação por parte dos agropecuaristas do município para a criação de bovinos [...]; data da criação, da formação desse território o costume de criar gado”, pontuou Ranieri. Confira no player abaixo. Aguarde o carregamento: 

A parceria com a gestão municipal, prevê a inseminação artificial de 2.400 vacas no município, por um período de 4 anos; sendo 600 inseminações por ano, com início previsto para o próximo mês de maio, e o produtor pode escolher a raça de aptidão para corte ou para leite, de acordo com as condições e a vocação de cada propriedade.

Os criadores de gado do município, que tenham interesse em promover o melhoramento genético de seu rebanho, visando a qualidade dos animais, devem procurar a Secretaria Municipal de Agricultura, o mais breve possível, para realização de um cadastro, e a partir do mês de maio, receber em sua propriedade, a equipe do projeto, formada por um médico veterinário e um técnico da secretaria que farão o trabalho de inseminação artificial no rebanho.  

“Logo que tivemos conhecimento do projeto, procuramos a confederação, e o prefeito Olivânio, aceitou a celebração do termo de cooperação técnica e o trabalho vai iniciar, sem nenhum custo para o produtor” - disse o Secretário Municipal de Agricultura Ranieri Ferreira a imprensa local.  

O município de Picuí, até esta data, tem um rebanho em torno 10 mil cabeças de gado e aproximadamente 2 mil vacas matrizes.

 

Francisco Araújo

Nenhum comentário