https://picasion.com/

Últimas Notícias

Rafaela Camaraense assume Frente em Defesa da Juventude na Assembleia Legislativa.

A deputada estadual Rafaela Camaraense (PSB) assumiu a presidência da Frente Parlamentar de Enfrentamento às Drogas e Defesa da Juventude na Assembleia Legislativa da Paraíba. O Estado tem mais de 1 milhão de pessoas que se enquadram dentro da faixa etária de 15 a 29 anos, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE) e a ideia, segundo a deputada, é atuar em parceria com jovens em busca de solução de problemas que foram agravados com a pandemia.

A presidência do bloco foi cedida pelo deputado Wilson Filho (Republicanos). “Quero agradecer ao deputado Wilson e ao deputado Raniery Paulino pelo apoio e dizer que, unidos, trabalharemos para garantir ações importantes para a nossa juventude. Não é verdade que o jovem não quer estudar e nem trabalhar. Os jovens querem oportunidades e a função desta Casa é tratar o jovem como prioridade”, disse Rafaela Camaraense.

Rafaela demonstrou preocupação em relação ao futuro dos jovens paraibanos e os efeitos causados pela pandemia. “Na pandemia tivemos agravamento de problemas ligados à saúde mental, evasão escolar, aumento da violência, dificuldades financeiras, entre outros. Precisamos debater esses temas e buscar soluções para tantos problemas”, afirmou.

Rafaela lembrou que a dificuldade econômica, por exemplo, motivou maior procura por trabalho: 6 a cada 10 estudantes dizem que estão em busca do primeiro emprego devido ao impacto da crise econômica na renda familiar, segundo a pesquisa Juventude e Pandemia. “Não podemos aceitar que os jovens abandonem os estudos para ter que entrar no mercado de trabalho, por não ter outra alternativa e precisar ajudar na renda familiar. Essa Casa tem que tratar desse assunto e, por isso, trago essa responsabilidade para todos nós deputados”, observou Rafaela.

Como presidente da Frente em Defesa da Juventude, a deputada disse que o trabalho será feito em parceria com os jovens. “Uma coisa que aprendi enquanto estava como secretária de Juventude, é que o jovem não aceita imposição. A gente precisa construir tudo através do diálogo. Proponho então aqui a realização de uma audiência pública para que possamos trazer aqui diversos segmentos dos jovens para sabermos das suas ansiedades, suas inquietudes. Só assim seremos assertivos”, disse.

A Frente – O objetivo da Frente Parlamentar de Enfrentamento às Drogas e Defesa da Juventude é elaborar, contando com o apoio e participação de instituições e órgãos vinculados a temática, políticas públicas e eventos voltados a prevenção e enfrentamento ao consumo de narcóticos e também promover ações voltadas para a juventude.

Mais dados – Pesquisa promovida pelo Conselho Nacional de Juventude mostrou que, além do medo de perder familiares (75%), houve piora nas atividades de lazer e cultura (73%), estado emocional (70%) e condicionamento físico (65%), além de a pandemia também fazer com que jovens repensem a educação em suas vidas. Para 49%, o lado emocional tem atrapalhado os estudos em casa, que representam um desafio de organização para 48%.

 

Por Assessoria

Nenhum comentário