Ministério da Saúde vai enviar 150 mil dispositivos móveis para apoiar trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde nos municípios.
Solicitação deve ser feita até 30 de julho. Aparelhos foram
usados nas pesquisas do Censo do IBGE e agora poderão ser usados na atenção
primária.
O Ministério da Saúde vai destinar 150 mil dispositivos
móveis de coleta de dados para apoiar o trabalho dos Agentes Comunitários de
Saúde no uso do aplicativo e-SUS Território. Até o dia 30 de julho, o gestor
deve manifestar interesse no recebimento dos aparelhos, que serão distribuídos
em agosto, por meio da Secretaria de Atenção Primária à Saúde.
A quantidade máxima que pode ser solicitada é baseada no
número de ACS pagos na última parcela de financiamento. O município pode fazer
a solicitação pelo Gerencia APS disponível na plataforma de sistemas da atenção
primária, o e-Gestor AB. A adesão é uma manifestação de interesse, o número de
dispositivos doados ao município pode não contemplar a quantidade total
solicitada.
Os dispositivos móveis de coleta são pequenos aparelhos
eletrônicos que processam dados, assim como os computadores. Os dispositivos
colocados para doação foram usados pelos recenseadores nas pesquisas do Censo
do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e agora poderão ser usados
na atenção primária por meio da atuação dos ACS.
Confira
as instruções para solicitar os dispositivos móveis de coleta de dados
O e-SUS Território
O aplicativo e-SUS Território é usado no registro rápido e
seguro das visitas domiciliares feitas pelos ACS. O cadastro desses dados
permite que profissionais da atenção primária e gestores avaliem e acompanhem a
situação do território e as condições de saúde dos cidadãos, facilitando a
coleta e busca de informações da comunidade de forma ágil e sem a utilização
das tradicionais fichas de papel.
Os dados cadastrados no aplicativo são integrados aos dados
do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) da estratégia e-SUS Atenção Primária.
Assim, para fazer o uso da ferramenta, é necessário que o município responsável
pelo acompanhamento domiciliar tenha uma versão do prontuário instalada e
devidamente configurada com as credenciais do agente de saúde em atuação, por
meio do Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES). Dessa forma, a
sincronização do aplicativo com o PEC será efetuada.
Paula Bittar/Ministério da Saúde
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